Conheça São Vicente de Paulo
Vicente de Paulo nasceu aos 24 de abril de 1581, na aldeia Pouy, sul da França. Seus pais eram pequenos proprietários rurais. Vicente era o terceiro de 6 filhos. Até os 14 anos trabalhou na terra de seu pai e foi pastor de ovelhas… Recebeu uma sólida formação cristã e o carinho de seus pais João de Paulo e Bertranda de Moras.
Com seu amor inventivo ao infinito, foi em busca dos excluídos; sendo eles pobres, camponeses, escravos, presos, crianças e jovens abandonados, doentes, mendigos, famintos, refugiados de guerra e idosos. Formou uma grande rede de solidariedade a serviço do povo mais abandonado. Além disso, fundou os primeiros seminários da França, organizou os retiros para os candidatos ao sacerdócio e a formação permanente do clero. Lutou pela paz e pela dignidade dos pobres no "Conselho de Consciência" (uma espécie de ministério de assuntos religiosos).
Com seu grupo de missionários, tornou-se um fermento no meio do povo e ajudou a Igreja da França a recuperar a sua verdadeira vocação.
Vicente foi um santo profundamente humano e original em sua ação e espiritualidade. Descobriu Cristo sofredor no rosto dos pobres e soube unir forças para promover libertação. Dizia "devemos amar a Deus meus irmãos, com a força dos nossos braços e com o suor de nosso rosto". O amor de Vicente, nascido da Fé e iluminado pelo Espírito Santo, concretizou-se no pobre. Foi o pioneiro da justiça social e dos direitos humanos.
A vida de Vicente é um convite para irmos ao encontro dos mais necessitados e com eles construir uma nova sociedade. Não é um santo para ser admirado, mas para ser seguido, sobretudo no seu jeito humano de viver o evangelho.
"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22,37.39b).
Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.
Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados, mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu os olhos para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e depois de dois anos, conseguiu sua liberdade.
A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo. Fundou também a "Congregação da Missão" (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as "Filhas da Caridade" (irmãs vicentinas).
Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração.
Vicente morreu em Paris - França, no dia 27 de setembro de 1660, aos 79 anos de idade. Foi declarado santo em 16 de junho de 1737. Sua festa litúrgica é comemorada no dia 27 de setembro.
São Vicente de Paulo
Rogai por nós!